O que é?

Vivemos num mundo em que qualquer coisa pode vir a se tornar um produto, basta agregar valor e uma boa imagem. As empresas sempre procuraram usar o marketing para associar seus produtos a elas e, consequentemente, uma imagem positiva.

Não é atoa que em comerciais vemos pessoas atraentes, família felizes e basicamente um mundo perfeito que pode ser alcançado pelo consumidor através daquele produto.

O Branding foca mais na marca, na identidade visual – semelhante às propagandas com o produto – que inclui os slogans, as logos, as cores, até mesmo a fonte da marca, basicamente construindo a imagem de uma empresa de sucesso.

Ele trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Dessa forma, assegura-se que todos seus stakeholders (ou seja, “os interessados”) entendam seu posicionamento, aumenta sua relevância no mercado, potencializa sua visibilidade e faz com que sua empresa tenha uma boa reputação com seu público. São estratégias que garantem que sua empresa cresça de maneira sustentável, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida.

A marca

Uma marca não é só um logotipo, um nome ou uma identidade visual. Ela é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece. Obviamente, isso muda de pessoa para pessoa, por isso as estratégias de branding devem ser empregadas desde o nascimento da empresa e mantidas no decorrer de sua existência.

É comum você perguntar para alguém sobre a Coca-Cola e na hora ela se lembrar das campanhas de Natal e das propagandas “refrescantes” e, principalmente, o famoso “abra a felicidade”. Seguido daquela discreta vontade de tomar uma coquinha.

Existe também o Brand Voice que, como o nome fala, é a voz da empresa. Já notou como marcas de beleza possuem narradores femininas de voz suave e juvenil? E marcas automobilísticas possuem narradores masculinos, que apelam para a potência e tenacidade de seus produtos? Essa parte se encontra nas redes sociais e nos pontos de contato com o cliente, onde ode se estabelecer um tom de voz e uma maneira de falar, visando atingir um público específico: crianças, donas de casa, universitários, empreendedores, o núcleo familiar, etc. 

A marca também pode ganhar personalidade, como um personagem mesmo. Esse é o trabalho de uma Buyer persona – que representa um perfil semiprofissional de um comprador ideal – e Brand persona – cuja função é passar o posicionamento e oferecer maior empatia.

Em suma, muitas outras palavras chaves referentes ao branding que as vezes são ignoradas na hora de construir uma empresa de sucesso, sendo postergadas até meio caminho e desencadeando um processo de mudança que pode prejudicar o marketing de seu produto, visto que sua empresa não possui uma face reconhecível para seus possíveis clientes.

A gestão

Planejar a longo prazo e gerenciar sua marca e sua identidade visual é um investimento. Uma boa forma orgânica e gradativa de promover sua empresa e desde o começo criar um relacionamento com seus clientes. Algumas formas de fazer isso são:

  • Criar uma plataforma, fortalecendo sua marca e produto;
  • Visar um propósito e uma promessa, de maneira que se torna intrínseca nos negócios e no marketing;
  • Ter um posicionamento e ser transparente;
  • Atribuir valores à sua marca, de forma coerente;

Procure conhecer os meios de comunicação e nunca é tarde para estudar esses assuntos. Apesar de serem apenas detalhes para quem está de fora, isso garante a vitalidade e a recepção de qualquer negócio. O sucesso demanda esforço e investimento, desde a primeira etapa.

Veja Também outros conceitos:

https://rockcontent.com/blog/branding/

https://rockcontent.com/blog/o-que-e-inbound-marketing/

https://rockcontent.com/blog/marketing-de-conteudo/

https://rockcontent.com/blog/brand-persona/

https://rockcontent.com/blog/brand-voice/

Branding: o que é, dicas, melhores livros e como trabalhar a gestão de sua marca

Processo Seletivo Aberto!
UFFTech
Sejam bem vindos ao processo seletivo 2022.1 da UFFTech! A UFFTech é uma Empresa Júnior vinculada a Universidade Federal Fluminense com foco no desenvolvimento de sites, de sistemas e design. As inscrições terminam dia 16 de dezembro.
Processo Seletivo Aberto!
Área Comercial
Não perca essa oportunidade, nessa área você desenvolverá habilidades de venda, oratória e persuasão que são essenciais no mercado de trabalho atual!! Inscrições terminam dia 26 de agosto!!